Lula diz que foi pego de surpresa com novas tarifas de Trump: ‘Brasil não pode aceitar’

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que foi surpreendido pelo anúncio do governo dos Estados Unidos sobre as propostas de novas tarifas comerciais a produtos brasileiros. O chefe do Executivo completou dizendo que o país não pode aceitar o tratamento que os EUA deram ao Brasil. A declaração aconteceu durante reunião ministerial no Palácio do Planalto.

“Eu saí de lá [da última reunião com Trump] convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos. E confesso a vocês que fui pego de surpresa ontem com a decisão deles de ontem, e a de antes de ontem”, disse Lula.

Durante a fala inicial, Lula relembrou discursos anteriores, em que criticou Marco Rubio, Secretário de Estado norte-americano, e o chamou de “latinoamericano frustrado”.

*Matéria em atualização

Fonte: Post Original